O que é?
A rosuvastatina, que é a substância ativa presente neste medicamento, atua bloqueando uma enzima essencial no processo de produção de colesterol pelo corpo, conhecida como HMG-CoA redutase. Como resultado, o uso regular da rosuvastatina cálcica leva a uma diminuição dos níveis de lipídios, incluindo principalmente o colesterol e os triglicérides, no sangue.
Para que serve?
Rosuvastatina cálcica deve ser usada como auxiliar a dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada.
Em pacientes adultos com hipercolesterolemia é indicada para:
- Redução dos níveis de LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumento do HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) e dislipidemia mista (níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue) (Fredrickson tipos IIa e IIb).
- Tratamento da hipertrigliceridemia isolada (nível elevado de triglicérides no sangue) (hiperlipidemia de Fredrickson tipo IV).
- Redução do colesterol total e LDL-C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, tanto isoladamente quanto como auxiliar à dieta e a outros tratamentos para redução de lipídios (por ex.: aférese de LDL), se tais tratamentos não forem suficientes.
- Retardamento ou redução da progressão da aterosclerose.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade:
Rosuvastatina cálcica é indicada para redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH).
Contraindicações:
A utilização da rosuvastatina cálcica não é aconselhável nos seguintes casos:
- Se você apresentar alergia à rosuvastatina ou a qualquer um dos ingredientes do medicamento.
- Se estiver sofrendo de alguma condição hepática, como doença no fígado, insuficiência hepática ou renal (função alterada do fígado ou dos rins).
- Se estiver grávida, planejando engravidar e não estiver utilizando métodos contraceptivos adequados.
- Se estiver amamentando.
- Mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento não devem fazer uso deste medicamento.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ROSUVASTATINA CÁLCICA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99.