O que é?
Rivaxa é um remédio cujo componente principal é a rivaroxabana, pertencente a uma categoria de medicamentos chamados agentes antitrombóticos, que evitam a formação de trombos, ou seja, a coagulação do sangue no interior dos vasos sanguíneos. A rivaroxabana atua inibindo a atividade do fator de coagulação Xa, um elemento crucial na formação dos coágulos, diminuindo, portanto, a propensão do sangue a formar esses coágulos.
Para que serve?
Rivaxa (rivaroxabana) é indicado para diversas condições:
Para prevenir derrames (AVC) e a formação de coágulos em outros vasos sanguíneos em adultos que sofrem de arritmia cardíaca (fibrilação atrial não-valvular) e possuem um ou mais fatores de risco, como insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial, idade igual ou superior a 75 anos, diabetes mellitus, ou histórico anterior de AVC ou ataque isquêmico transitório.
No tratamento da trombose venosa profunda e na prevenção de recorrência de trombose venosa profunda e embolia pulmonar após um episódio agudo de trombose venosa profunda, em adultos.
No tratamento da embolia pulmonar e na prevenção de recorrência de embolia pulmonar e trombose venosa profunda, em adultos.
No tratamento e prevenção de tromboembolismo venoso recorrente em crianças e adolescentes com menos de 18 anos e com peso igual ou superior a 30 kg, após o início do tratamento padrão de anticoagulação.
Contraindicações:
- Se você for alérgico (hipersensível) à rivaroxabana ou a qualquer outro componente da fórmula. Os componentes do produto estão listados no início da bula;
- Se você está com sangramento que requer cuidados especiais (por exemplo, sangramento intracraniano, sangramento gastrintestinal);
- Se você está grávida ou amamentando;
- Exclusivo Comprimido 15 mg e 20 mg: Se você tem doença do fígado associada à coagulação deficiente e risco de sangramento clinicamente relevante, incluindo pacientes cirróticos com Child Pugh B e C.
Não use Rivaxa (rivaroxabana) e fale com seu médico se qualquer um dos eventos acima se aplicar a você.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. RIVAXA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99.