O que é?
A Rivaroxabana faz parte de uma classe de medicamentos conhecida como agentes antitrombóticos, que têm a função de evitar a formação de trombos, impedindo a coagulação do sangue no interior dos vasos sanguíneos. O comprimido revestido de Rivaroxabana atua inibindo a atividade do fator de coagulação Xa, reduzindo, dessa forma, a propensão do sangue a criar coágulos.
Para que serve?
É recomendada para a prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) e formação de coágulos em outros vasos sanguíneos em adultos que apresentam arritmia cardíaca e têm um ou mais fatores de risco, como insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão, idade de 75 anos ou mais, diabetes mellitus, histórico de derrame ou ataque isquêmico transitório.
Além disso, é prescrita para o tratamento de trombose em veias profundas e a prevenção de recorrência de trombose em veias profundas e embolia pulmonar após uma trombose aguda em adultos. No caso de embolia pulmonar, também é indicada para o tratamento e prevenção de recorrência em adultos.
A Rivaroxabana em comprimido revestido é especificamente recomendada para o tratamento de embolia pulmonar e a prevenção de embolia pulmonar e trombose em veias profundas recorrentes em adultos.
Além disso, é indicada para o tratamento de tromboembolismo venoso e prevenção de recorrência desse tipo de tromboembolismo em crianças e adolescentes com menos de 18 anos e peso igual ou superior a 30 kg, após o início do tratamento padrão de anticoagulação.
Contraindicações:
Não é aconselhável o uso da Rivaroxabana em comprimido revestido nas seguintes situações:
- Se houver alergia (hipersensibilidade) conhecida à rivaroxabana ou a qualquer outro componente presente no comprimido revestido. Os componentes do produto estão detalhados no início da bula.
- Em casos de sangramento que necessitem de cuidados especiais, como hemorragia intracraniana ou gastrointestinal.
- Para pacientes com doença hepática associada à deficiência de coagulação e com risco de sangramento clinicamente significativo, incluindo pacientes cirróticos com Child Pugh B e C.
Durante a gravidez ou período de amamentação.
Recomenda-se não utilizar a Rivaroxabana em comprimido revestido nessas condições e, caso alguma delas se aplique a você, é importante informar seu médico e buscar orientação.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. RIVAROXABANA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99.