O que é a Nimesulida?
A Nimesulida é um dos mais conhecidos anti-inflamatórios do mercado, sendo classificado como um medicamento não-esteroidal — que atua ou mesmo emula hormônios para promover seu efeito. Ela é geralmente indicada para os casos de inflamação em diversas partes do corpo como:
Garganta;
Tendões;
Articulações;
Dente e gengiva;
Cólicas.
Assim, a Nimesulida é classificada como um remédio de tarja vermelha. Isso significa que sua venda só pode ocorrer sob prescrição médica, apesar de não exigir a retenção da receita na retirada junto ao balconista.
Como a Nimesulida funciona no organismo?
A Nimesulida age no organismo a partir do bloqueio da produção de prostaglandina por parte do próprio corpo, considerando que essa é a substância responsável pela sensação de dor enquanto promove a recuperação do organismo frente à inflamação. Assim, o corpo pode seguir se recuperando do problema sem trazer incômodos maiores.
Como tomar Nimesulida?
A dose máxima de Nimesulida recomendada é de 200 mg — ou seja, um comprimido a cada 12h — sendo essa a indicação destinada às inflamações mais graves.
Em outros casos, 1 comprimido de 100 mg ao dia ou mesmo meio comprimido já são capazes de auxiliar na recuperação das inflamações sem maiores riscos.
Outro conceito importante é que, geralmente, recomenda-se a ingestão da Nimesulida por, no máximo, 5 dias. Considerando esses aspectos, é muito importante que você consulte seu médico de confiança tanto para que ele identifique a dose certa diária para você quanto o tempo de duração do tratamento em questão.
Quais são os efeitos colaterais da Nimesulida?
A Nimesulida, seja por uma predisposição à rejeição do organismo ou por excesso da substância no corpo, pode causar efeitos colaterais como:
Dor de cabeça;
Coceira;
Inchaço (principalmente no rosto);
Tontura;
Problemas estomacais como náusea, vômito, diarréia, azia e queimação.
Por esses e outros potenciais problemas, reforça-se a importância da consulta médica antes de tomar Nimesulida. Assim, um profissional da saúde poderá identificar com exames se a medicação tem algum risco potencial para o seu organismo.
Quem não pode tomar Nimesulida?
O tratamento com Nimesulida não é indicado para pessoas que apresentem problemas com úlceras no trato gastrointestinal, além de não ser recomendado também para pessoas com histórico de problemas graves na coagulação do sangue. Indo além, pessoas com problemas cardíacos, e insuficiências renais ou hepáticas também podem apresentar complicações no quadro.
Tudo isso ocorre por conta do estímulo do medicamento à maior vascularização dos órgãos em meio ao processo de recuperação das inflamações — o que pode ser muito exigente para o organismo de pacientes que apresentem algum dos quadros citados.
Quando tomar Nimesulida?
Seja a recomendação médica para você ingerir uma ou duas vezes ao dia — 200 mg, 100 mg ou mesmo 50 mg —, a recomendação é que você tome Nimesulida sempre após uma refeição.
Isso porque, conforme os efeitos colaterais já citados anteriormente, um dos principais efeitos colaterais é um possível desconforto gástrico — o que é amenizado por parte da comida que está sendo digerida.
O que é o Montelucaste de Sódio?
O Montelucaste de Sódio é um medicamento indicado por profissionais da saúde para o tratamento de doenças respiratórias — principalmente em crianças e adolescentes — indicado para tratar problemas clássicos como:
Asma: o Montelucaste de Sódio ajuda a prevenir crises asmáticas e a controlar os principais sintomas, como falta de ar e chiado no peito;
Rinite alérgica: o princípio ativo também apresenta resultados satisfatórios no combate aos sintomas de alergia, como coriza, espirros, e coceira nasal;
Congestão nasal: ele pode ser receitado por profissionais da saúde para promover alívio da congestão nasal — sobretudo no período da noite, visando melhorar a qualidade do sono.
É importante ressaltar que Montelucaste de Sódio é classificado como medicamento genérico de tarja vermelha, considerando possíveis riscos e efeitos colaterais. Esse contexto exige, como consequência, uma receita médica para retirar a medicação na farmácia.
Como o Montelucaste de Sódio age no organismo?
A medicação atua bloqueando a ação dos leucotrienos, substâncias no corpo que causam inflamação e sintomas alérgicos (inflamações, inchaços, excesso de muco e afins). Ao bloquear esses efeitos, o Montelucaste ajuda a reduzir a inflamação no trato respiratório e facilita a respiração do paciente.
Como tomar o Montelucaste de Sódio?
O Montelucaste de Sódio está disponível em comprimidos de 4 mg, 5 mg e 10 mg — disponíveis em embalagens com 30 comprimidos. A dosagem e a frequência de uso dependem da condição tratada e da idade do paciente:
No tratamento da asma, a posologia receitada geralmente é de 10 mg diários para adolescentes e adultos, 5 mg para crianças dos 6 aos 14 anos e 4 mg para o público entre 2 e 5 anos — com a recomendação para que a dose seja tomada à noite.
Quais são os efeitos colaterais do Montelucaste de Sódio?
Mesmo quando utilizado corretamente, o Montelucaste de Sódio pode causar alguns efeitos colaterais, sendo os mais clássicos as dores de cabeça e no corpo, tosse, problemas estomacais (náuseas, diarreias) e até mesmo febre.
Em casos raros, pode ocorrer alteração de humor e de cunho comportamental. Caso esses ou os sintomas tradicionais anteriores sejam notados, consulte o médico que acompanha seu caso para definir o melhor tratamento.
Quem não pode tomar Montelucaste de Sódio?
A primeira contraindicação do Montelucaste de Sódio é para pessoas que apresentem uma hipersensibilidade conhecida ao medicamento ou a qualquer um dos seus excipientes (lactose monoidratada, polivinila, povidona, crospovidona, croscarmelose, óxido de ferro, sucralose, aroma de cereja, manitol, estearato de magnésio).
Mas recomenda-se uma cautela especial no uso do medicamento por pessoas com problemas hepáticos graves. Portanto, caso o paciente com asma, rinite ou qualquer outro problema em que o Montelucaste de Sódio seja indicado, é importante que o médico seja informado para orientar e acompanhar os exames necessários para segurança e eficácia do medicamento.
Posso tomar Montelucaste de Sódio durante a gravidez?
Você pode tomar Montelucaste de Sódio durante a gravidez, mas é importante ressaltar que isso deve ser feito com acompanhamento médico. Apesar de resultados positivos nos testes já feitos, o volume de estudos ainda é baixo. Avalie os riscos e benefícios com seu médico.
Pode tomar Montelucaste de Sódio com outros medicamentos para asma?
Sim, o Montelucaste de Sódio pode ser usado em conjunto com outros medicamentos para asma — sejam eles corticoides e broncodilatadores. Caso o medicamento seja uma nova receita do seu médico e você já costume contar com outros remédios no seu tratamento, informe-o para definir a melhor alternativa para você.