O que é o Montelucaste de Sódio?
O Montelucaste de Sódio é um medicamento indicado por profissionais da saúde para o tratamento de doenças respiratórias — principalmente em crianças e adolescentes — indicado para tratar problemas clássicos como:
Asma: o Montelucaste de Sódio ajuda a prevenir crises asmáticas e a controlar os principais sintomas, como falta de ar e chiado no peito;
Rinite alérgica: o princípio ativo também apresenta resultados satisfatórios no combate aos sintomas de alergia, como coriza, espirros, e coceira nasal;
Congestão nasal: ele pode ser receitado por profissionais da saúde para promover alívio da congestão nasal — sobretudo no período da noite, visando melhorar a qualidade do sono.
É importante ressaltar que Montelucaste de Sódio é classificado como medicamento genérico de tarja vermelha, considerando possíveis riscos e efeitos colaterais. Esse contexto exige, como consequência, uma receita médica para retirar a medicação na farmácia.
Como o Montelucaste de Sódio age no organismo?
A medicação atua bloqueando a ação dos leucotrienos, substâncias no corpo que causam inflamação e sintomas alérgicos (inflamações, inchaços, excesso de muco e afins). Ao bloquear esses efeitos, o Montelucaste ajuda a reduzir a inflamação no trato respiratório e facilita a respiração do paciente.
Como tomar o Montelucaste de Sódio?
O Montelucaste de Sódio está disponível em comprimidos de 4 mg, 5 mg e 10 mg — disponíveis em embalagens com 30 comprimidos. A dosagem e a frequência de uso dependem da condição tratada e da idade do paciente:
No tratamento da asma, a posologia receitada geralmente é de 10 mg diários para adolescentes e adultos, 5 mg para crianças dos 6 aos 14 anos e 4 mg para o público entre 2 e 5 anos — com a recomendação para que a dose seja tomada à noite.
Quais são os efeitos colaterais do Montelucaste de Sódio?
Mesmo quando utilizado corretamente, o Montelucaste de Sódio pode causar alguns efeitos colaterais, sendo os mais clássicos as dores de cabeça e no corpo, tosse, problemas estomacais (náuseas, diarreias) e até mesmo febre.
Em casos raros, pode ocorrer alteração de humor e de cunho comportamental. Caso esses ou os sintomas tradicionais anteriores sejam notados, consulte o médico que acompanha seu caso para definir o melhor tratamento.
Quem não pode tomar Montelucaste de Sódio?
A primeira contraindicação do Montelucaste de Sódio é para pessoas que apresentem uma hipersensibilidade conhecida ao medicamento ou a qualquer um dos seus excipientes (lactose monoidratada, polivinila, povidona, crospovidona, croscarmelose, óxido de ferro, sucralose, aroma de cereja, manitol, estearato de magnésio).
Mas recomenda-se uma cautela especial no uso do medicamento por pessoas com problemas hepáticos graves. Portanto, caso o paciente com asma, rinite ou qualquer outro problema em que o Montelucaste de Sódio seja indicado, é importante que o médico seja informado para orientar e acompanhar os exames necessários para segurança e eficácia do medicamento.
Posso tomar Montelucaste de Sódio durante a gravidez?
Você pode tomar Montelucaste de Sódio durante a gravidez, mas é importante ressaltar que isso deve ser feito com acompanhamento médico. Apesar de resultados positivos nos testes já feitos, o volume de estudos ainda é baixo. Avalie os riscos e benefícios com seu médico.
Pode tomar Montelucaste de Sódio com outros medicamentos para asma?
Sim, o Montelucaste de Sódio pode ser usado em conjunto com outros medicamentos para asma — sejam eles corticoides e broncodilatadores. Caso o medicamento seja uma nova receita do seu médico e você já costume contar com outros remédios no seu tratamento, informe-o para definir a melhor alternativa para você.
#BBD0E0 »