O que é?
Linadib Duo atua no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 através da associação de dois componentes: linagliptina e cloridrato de metformina.
Para que serve?
Linadib Duo é indicado como adjuvante da dieta e do exercício para melhorar o controle glicêmico (nível sanguíneo de açúcar) em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Pode ser utilizado nas seguintes situações:
- Em pacientes em que a dose máxima tolerada de metformina sozinha não proporciona um controle adequado.
- Em pacientes que já estão sendo tratados com a combinação de linagliptina e metformina e apresentam controle adequado.
- Em associação à sulfonilureia (terapia de combinação tripla) como adjuvante à dieta e exercício físico em pacientes em que as doses máximas toleradas de metformina e da sulfonilureia não proporcionam um controle glicêmico adequado.
- Em associação à insulina (terapia de combinação tripla) como adjuvante à dieta e exercício físico para melhorar o controle glicêmico em pacientes quando a insulina e metformina isoladamente não proporcionam um controle glicêmico adequado.
- Em combinação com um inibidor de SGLT-2 (terapia de combinação tripla) como adjuvante à dieta e exercício físico em pacientes não controlados adequadamente com as doses máximas de metformina e do inibidor de SGLT-2.
Contraindicações:
Linadib Duo não deve ser utilizado nas seguintes situações:
- Alergia à linagliptina e/ou ao cloridrato de metformina ou a qualquer um dos componentes da fórmula.
- Qualquer tipo de acidose metabólica aguda, como acidose láctica e cetoacidose diabética (doença em que o sangue fica repleto de cetonas, que são substâncias que o corpo produz quando utiliza gordura em vez de glicose para obter energia, devido à ausência de insulina).
- Pré-coma diabético.
- Insuficiência renal grave (depuração de creatinina do sangue < 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada < 30 mL/min/1,73m²).
- Condições agudas que alterem a função dos rins, como desidratação, infecção grave, choque (redução muito grande da irrigação de sangue nos tecidos), uso de medicamentos com contraste à base de iodo.
- Doenças que causem falta de irrigação sanguínea nos tecidos (como mau funcionamento do coração ou pulmões, infarto recente ou choque).
- Mau funcionamento do fígado.
- Intoxicação por álcool e alcoolismo.
Este medicamento deve ser utilizado sob orientação médica e respeitando as indicações e contraindicações descritas.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. LINADIB DUO É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99.