O que é?
Este medicamento atua reduzindo a quantidade de colesterol total no sangue, diminuindo os níveis das frações prejudiciais e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol benéfico.
Para que serve?
A Atorvastatina cálcica em comprimidos revestidos é indicada para o tratamento de diversas condições, incluindo:
Hipercolesterolemia isolada.
Hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia.
Hipercolesterolemia associada à redução dos níveis sanguíneos de HDL.
Hipercolesterolemia associada à hipertrigliceridemia e também à redução dos níveis sanguíneos de HDL, incluindo hipercolesterolemias de transmissão genética/familiar quando as medidas não farmacológicas são inadequadas.
Prevenção secundária de síndrome coronária aguda.
Prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes sem doença cardiovascular ou dislipidemia preexistente, mas com múltiplos fatores de risco, como tabagismo, hipertensão, diabetes, HDL baixo ou histórico familiar de doença cardíaca precoce.
Tratamento de pacientes com doença cardíaca e coronariana para reduzir o risco de complicações como infarto do miocárdio não fatal, acidente vascular cerebral fatal e não fatal, procedimentos de revascularização, hospitalização por insuficiência cardíaca congestiva e angina.
Contraindicações:
Este medicamento é contraindicado em diversas situações, incluindo:
- Pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
- Indivíduos com doença hepática ativa ou elevações persistentes inesperadas das transaminases séricas, excedendo em 3 vezes o limite superior da normalidade.
- Durante a gravidez, lactação ou em mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas eficazes.
- A administração da atorvastatina cálcica a adolescentes e mulheres em idade fértil é restrita, devendo ocorrer apenas quando a gravidez for altamente improvável e após informação adequada sobre os potenciais riscos ao feto.
- Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 10 anos de idade.
Mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento devem evitar o uso deste medicamento.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ATORVASTATINA CÁLCICA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99.