O que é?
Acetilcisteína é um medicamento expectorante que auxilia na remoção das secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.
Seu mecanismo de ação envolve a modificação das características da secreção respiratória, conhecida como muco, resultando na redução de sua consistência e elasticidade. Isso torna o muco mais fluido e líquido, facilitando sua eliminação das vias respiratórias. Além disso, a acetilcisteína atua como um antídoto para danos hepáticos causados pelo paracetamol, contribuindo para a regeneração dos estoques de uma substância essencial para o funcionamento normal do fígado.
Para que serve?
Este medicamento expectorante é recomendado para situações em que há dificuldade em expectorar e presença de secreção densa e viscosa. É indicado para condições como bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações, enfisema pulmonar, pneumonia, colapso ou atelectasias pulmonares (fechamento dos brônquios) e mucoviscidose. Além disso, é utilizado em casos de intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.
Contraindicações:
A acetilcisteína é contraindicada para pacientes alérgicos a acetilcisteína e/ou demais componentes de sua formulação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.
Não há contraindicações para o tratamento de overdose de paracetamol com acetilcisteína.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ACETILCISTEÍNA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.